sexta-feira, 13 de abril de 2018

Conversas d'Ouvido com Cateto

Entrevista com Cateto, projecto a solo do músico João Garcia, que percorre os trilhos do indie rock. Membro dos Keep Your Shoes Off, sentiu a vontade de se expressar a si próprio nesta aventura a solo, sob o pseudónimo de Cateto. Editou recentemente o EP de estreia "Mixtape", que conta com a participação de João Ramos (bateria) e João Repolho (mistura). Nesta descontraída conversa falamos de influências, outras paixões e projectos futuros. Descobrimos a admiração que nutre por nomes como Radiohead e Linda Martini e o desejo de um dia actuar no Bons Sons, mas há muito mais para desvendarem nesta edição das Conversas d'Ouvido...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Cateto: A primeira coisa que me lembro de ouvir foi uma k-7 do Santana no carro do meu pai por volta dos 5 anos. Desde que nasci que sou completamente apaixonado por música. 

Como surgiu o nome Cateto?
Estou a tirar o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores por um lado e tenho música como grande sonho pelo outro. Foi uma forma de descrever quem eu sou, um músico que se farta de fazer contas. Também tem outro significado mais profundo, mas deixo para vossa interpretação.

Depois de Keep Your Shoes Off, como surgiu a vontade de te aventurares a solo?
A vontade de me aventurar a solo surgiu do facto de a minha banda não ter tido disponibilidade para ensaiar durante imenso tempo. Eu fiquei frustrado, porque tinha muita coisa dentro de mim para expressar... além disso, sempre quis fazer algo que ficasse mesmo à minha maneira, que seguisse um conceito sólido. Foi um desafio enorme.
Atualmente, os Keep Your Shoes Off estão mais focados que nunca.

Editaste recentemente o teu EP “Mixtape”, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
Podem esperar ouvir qualquer coisa diferente, de estilos diferentes, com muito sentimento e significado, que é o que anda a faltar na música contemporânea.


Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Indie, porque sou completamente independente de qualquer influência comercial e porque toco apenas o que quero. Gravei tudo no meu quarto e só mostrei aos meus amigos quando o EP já estava quase acabado.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
A Beatriz, minha namorada e grande apoio.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Maior vantagem é que és completamente livre para fazeres o que mais gostas. Nada tem uma fórmula matemática que tenhas de seguir, nenhum problema tem só uma resolução. O trabalho é fruto da tua imaginação, dum sonho ou pesadelo, de qualquer maneira, é sempre aquilo que tu queres ou deixas que seja.
A maior desvantagem é que neste país as pessoas ouvem demasiada música artificial, a primeira coisa que encontram, o que faz com que novos artistas sejam difíceis de descobrir, por terem de romper por toda a teia comercial de editoras, rádios, etc. Há muita gente a desistir antes de tentar por uma enorme falta de apoio e contactos. Por esse motivo é difícil ser músico em Portugal.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Vou buscar inspiração aos pormenores das músicas mais aleatórias, é difícil dizer, mas se tivesse de escolher diria Radiohead, Boogarins e Linda Martini.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Normalmente oiço no streaming, mas acho todos os restantes melhores para ouvir música.

Qual o disco da tua vida?
Tenho muitos, por isso não tenho nenhum...

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
"Somersault" dos Beach Fossils!

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
O novo álbum dos Vaccines!

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Muitas. Mas acho que a pior foi ter sido convidado para tocar num bar cheio de baratas que no palco tinha um varão e uma bola de espelhos. 

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Com o Sunday Blast, numa cena shoegaze.

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Para os Salto ou para os Boogarins. Era bom demais.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Gostava de um dia tocar no Bons Sons.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Tame Impala, no Alive.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
The Vaccines...

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Muitos... Um qualquer dos Led Zeppelin, Nirvana, The Doors, Sonic Youth, Ornatos Violeta...

Tens algum guilty pleasure musical?
Sim! Ena Pá 2000!! Grande som.

Projectos para o futuro?
Sim, muitos. Sobre este projeto, já há músicas novas e muitas mais por serem preparadas. Para além disso quero juntar uma banda em breve para aceder às propostas de concerto que tenho tido.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
“Queres pizza?”, “Sim.”.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
"Go To Sleep" dos Radiohead.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Obrigado eu. Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário