domingo, 8 de abril de 2018

Conversas d'Ouvido com Aiure

Entrevista com Aiure (fka Vintage Vantage), banda brasileira de rock instrumental, proveniente de Brasília. Trio composto por Gabriela Ila (piano), Lucas Pacífico (guitarra) e Renan Magão (bateria). A sua música serpenteia pelo rock progressivo, post-rock numa viagem espacial, que nos transporta para ambientes etéreos e atmosferas cósmicas. Os Aiure reinventaram-se e preparam a edição do disco homónimo de estreia, que serve de mote a mais uma edição das "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Lucas Pacífico (LP): Minha família sempre foi muito musical, sempre teve um violão em casa dando sopa… mas eu nunca tive muito talento para coisa, demorei muito para conseguir aprender a tocar de fato (com 18 anos que consegui fazer os primeiros acordes. haha). Mas o desejo e o gosto pela música sempre estiveram presentes.
Gabriela Ila (GI): Eu toco piano desde os 6 anos. Minha formação é 100% erudita. Quando comecei a tocar na banda foi bem díficil por nunca ter tido que criar um arranjo ou composição antes.

Porquê a recente mudança de nome e como surgiu o nome Aiure?
LP: O nome anterior, embora tenhamos ficado um bom tempo com ele, não nos representava. A banda passou por transformações, tanto sonoras quanto de formação, e achamos que era o momento de nos reinventarmos. Aiure veio de “alhures” que significa “de outro lugar”.

Preparam a edição do vosso primeiro Lp, já podem levantar um pouco o véu sobre o que podemos esperar?
LP: Acho que será um disco que capta bem o momento da banda, essa transição. Muitas camadas. As músicas, embora sejam bem diferentes umas das outras, carregam uma identidade bem nossa. O disco foi todo gravado ao vivo, do jeito que tem que ser e adicionamos algumas camadas posteriores, mas as bases das músicas são todas ao vivo. Além de nós três, o disco possui várias participações especiais de músicos amigos tocando trompete, percussão, guitarra, baixo e uma música com um coral de oito pessoas. Esse coral é da música "Pedra Souta", que fizemos em homenagem ao amigo Pedro Souto que faleceu ano passado. O disco vai ser inteiramente dedicado a ele.

Enquanto banda instrumental nunca sentiram falta da voz?
LP: Não. No nosso caso, ser uma banda com voz seria um fator limitador, de certa forma.

Conhecem alguma coisa da música portuguesa?
LP: Minha mãe vive cantando uns fados portugueses, acho bem massa. Curto a cantora Carminho, descobri uma banda dos anos 70 chamada Saga, gostei bastante, especialmente da música “Aprendiz de Feiticeiro”.
GI: Conheço Carlos Paredes. Ouço bastante o disco "Guitarra Portuguesa".

Como gostam de descrever o vosso estilo musical?
LP: Erótico e bad vibe.

Para além da música, têm mais alguma grande paixão?
LP: Eu sou ilustrador, formado em artes plásticas, então o desenho é uma grande paixão para mim.
GI: A geologia é a minha maior paixão depois da música.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
LP: Acho que a música é o caminho mais direto ao coração das pessoas. E poder andar por esses caminhos nos satisfaz bastante. A desvantagem é que é um caminho muito estreito e complicado de ser percorrido. 

Quais as vossas maiores influências musicais?
LP: King Crimson, Pink Floyd, Hermeto Pascoal e The Mars Volta, acho que são meus pilares. Mas ouço muita coisa, estou sempre procurando coisa nova.
GI: The Beatles, The Kinks, Rolling Stones, Miles Davis, Kamasi Washington, Dave Brubeck, Macaco Bong, Cream.
Renan Magão (RM): Minhas influências é tudo o que há de novo. Mas ultimamente tenho escutado Red Fang, Stone Temple Pilots, Baiana System, Curumim, Russo Passapusso, Céu, Bixiga 70

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
LP: Gosto muito do vinil, mas na prática escuto mais música via streaming mesmo...

Qual o disco da vossa vida?
LP: Um só disco é muito difícil… eu posso dizer 3 que foram os divisores de água da minha vida: "Animals" (Pink Floyd), "Close to the Edge" (Yes) e "In The Court of Crimson King" (King Crimson)
GI: "Abbey Road"

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
LP: Acho que foi o "The Epic", do Kamasi Washington

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
LP: Estou de volta aos clássicos (hahahaha) Ouvindo a fase do Pink Floyd dos anos 60. De novidade eu descobri Zé Krishna, que é daqui de Brasília, mas não o conhecia. Achei muito bom. E descobri também recentemente Anderson Paak e Hiatus Kaiyote.

Qual a situação mais embaraçosa que já vos aconteceu num concerto?
LP: No momento mais épico da nossa música “Neblina”, a guitarra parou de funcionar e fiquei uns 5 minutos tentando arrumar, mas não funcionava. Tive que trocar de guitarra no meio da música. Foi embaraçoso. E uma vez já tiraram minha roupa no meio do show também, mas isso não foi embaraçoso, foi massa! (risos)
GI: Uma vez há uns dois anos, um cara muito bêbado pegou minha mão e lambeu. No meio do show. Fiquei completamente paralisada de ódio.

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
LP: Eu queria muito fazer uma parceria com Omar Rodríguez-López, o cara tem 700 mil discos gravados, custava nada fazer um comigo. (risos)

Para quem gostariam de abrir um concerto?
LP: No meu mundo ideal seria The Mars Volta e BadBadNotGood
GI: Vulfpeck

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
LP: Tenho uma vontade grande de tocar no Japão! No Fuji Rock.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
LP: David Gilmour, com certeza! Mudou minha vida. O cara é abençoado… até hoje estou impactado com esse show e foi em 2015!

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
LP: Queria ver um show solo do Omar Rodriíguez-López, Kamasi Washington deve ser destruidor. 

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
LP: Essa é fácil. Queria ter estado nos clássicos! Queria estar no telhado na hora do show dos Beatles durante as sessions do "Let It Be". Pink Floyd com certeza, no primeiro show do King Crimson no Hyde Park, algum show do John Coltrane, é melhor parar porque tem muito coisa mesmo. (risos)

Têm algum guilty pleasure musical?
LP: Scalene
GI: Los Hermanos
RM: Comunidade Nin-Jitsu

Projectos para o futuro?
LP: A dominação mundial é o projeto mais importante pra gente, então o foco é sempre esse. Lançar o disco e sair por aí propagando o som. E seguir produzindo e compondo.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
LP: Vocês gostariam de tocar em Portugal? SIM! Por favor nos chamem! (risos)

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
LP: São muitas… é difícil dizer. Mas pra dizer algumas: "On An Island" (David Gilmour), "Echoes" (Pink Floyd), "Book of Saturday" (King Crimson) e por aí vai.. 

Que música gostarias que tocasse no vosso funeral?
LP: "In The Wake of Poseidon" - King Crimson
GI: "Truth" - Kamasi Washington

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Ficamos agora ao som do mais recente single "Erótica & Bad Vibe", que integrará o futuro disco de originais.

Sem comentários:

Enviar um comentário