terça-feira, 6 de março de 2018

Conversas d'Ouvido com Lour

Entrevista com Lour, "alter-ego" do cantor e compositor Lourenço, que editou recentemente o seu primeiro single "Honey", num registo indie-pop melodioso pintando em tons vibrantes. Fomos conhecer melhor este jovem talento que provavelmente vai dar muito que falar. Descobrimos um apreciador confesso da música lusófona e de nomes como Monday, Golden Slumbers, Mallu Magalhães, Rubel, SEASE, Nara Leão e Anavitória, entre outros. Este ano planeia a edição do seu primeiro EP, de momento chegou a hora de se estrear nas "Conversas d'Ouvido"...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Lour: A minha paixão pela música sempre existiu. Acho que foi algo que nasceu comigo. Sempre gostei muito de ouvir música e de cantar, mas só no início do ano passado é que comecei a tocar guitarra, e como aprendi a tocar sozinho fui descobrindo os vários sons e acordes que podia fazer com esse instrumento. Depois disso e de forma muito natural, comecei a compor. A partir desse momento, a minha paixão pela música ganhou outra dimensão na minha vida.

Lour, é um alter-ego ou apenas o diminutivo de Lourenço?
Um pouco dos dois. Acho que enquanto Lour posso arriscar um pouco mais e dizer coisas que talvez como Lourenço não diria. Mas sim, Lour veio de uma busca infindável de nomes que surgiram para este projeto. Estive até à última para conseguir arranjar algum nome que me satisfizesse por completo, então peguei no meu, tirei algumas letras e surgiu Lour.

No teu single de estreia “Honey”, dizes “The tears on my eyes are ok, don’t ask me, I don’t want to talk about it”, continuas a não querer falar sobre o assunto, ou podemos saber qual foi a inspiração do tema?
É complicado responder a essa pergunta porque enquanto escrevi a música não estava com grandes pensamentos ou explicações complicadas para cada verso da canção. Comecei a tocar uns acordes aleatórios na guitarra e gostei do som e daí foi tudo muito natural, as palavras saíram de mim para o papel e quando dei por isso já tinha a letra feita. Esta música não é autobiográfica. Comecei a ter ideia de uma história, de um amor que acaba e que tem de ser superado. A música fala sobre essas várias fases de superação e ao longo da canção a tristeza vai progressivamente dando lugar a uma fase mais feliz e menos saudosa de um amor que já passou.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Como tenho poucas canções, ainda é muito difícil definir este projeto num só género, mas acho que as minhas canções podem ser consideradas como folk/ pop, por aí!

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Eu sou estudante de artes por isso adoro tudo o que esteja relacionado com essa área. Quando não estou a tocar guitarra ou a compor, estou a desenhar e a aprender mais sobre desenho.

Quais as tuas maiores influências musicais?
Eu sou muito apaixonado por música brasileira, muito por influência do meu pai que sempre me deu a conhecer músicos brasileiros muito bons. Adoro também bastante música portuguesa, principalmente esta nova era de músicos como Golden Slumbers, Benjamim, Vaarwell. Mas tenho um estilo muito eclético, gosto muito de música folk como a que faz a Laura Marling ou First Aid Kit, mas também adoro Pop bem comercial como a Charli XCX ou Ariana Grande ou Hip-Hop como o Tyler, The Creator ou Karol Conka.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Sou grande fã de comprar música e para mim é totalmente diferente ter um disco em Cd ou vinil na mão do que um ficheiro no computador. As minhas formas preferidas de ouvir música são via Cd e Vinil, se bem que também ouço música por streaming.

Qual o disco da tua vida?
Hmm... Pergunta difícil. Existem muitos discos que tiveram bastante importância na minha vida até ao momento, mas talvez o disco self-titled das Anavitória, o "Born To Die", da Lana Del Rey e o "Pitanga", da Mallu Magalhães são três álbuns muito importantes e que me marcaram e marcam muito ainda hoje em dia.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
O último disco que me deixou maravilhado foi o "One", da Monday. Conheço a Cat há já alguns anos porque sempre fui grande fã das Golden Slumbers e ouvi-la num registo mais rock foi uma surpresa que me deixou muito viciado em todas as músicas do álbum.

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Tenho ouvido muita música brasileira e portuguesa. Os álbuns que tenho ouvido em repeat são o "Casas" do Rubel, o novo Ep dos Sease, "Wave Motion" e todos os álbuns da Nara Leão. Uma das minhas mais recentes descobertas musicais é a Billie Eilish. Ela tem a minha idade e é um génio. O álbum de estreia dela, "Don't Smile At Me" é do outro mundo.

Com que músico/banda gostarias de efetuar um dueto/parceria?
Gostava muito de fazer uma parceria com as minhas cantoras preferidas, a Mallu Magalhães e o duo Anavitória. Seria um sonho!

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Gostaria de abrir um concerto do Marcelo Camelo.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de atuar?
Gostava muito de tocar nos Coliseus de Lisboa e do Porto.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
O concerto de voz e violão da Mallu Magalhães ou os showcases das Anavitória em Lisboa.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Gostava muito de ver a M.I.A ao vivo, adoro a música dela e acho que ela deve dar um concerto memorável.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Algum dos concertos dos Los Hermanos.

Tens algum guilty pleasure musical?
Não sei se consideraria guilty pleasure mas gosto muito de música pop comercial brasileira como a Anitta, Ludmilla ou Pabllo Vittar.

Projetos para o futuro?
Agora estou focado em escrever mais canções para poder lançar um Ep este ano, se tudo correr bem.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Nunca pensei muito nisso, para ser sincero. Existem tantas.

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"Pra te Acalmar" do Marcelo Camelo.

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Por muito irónico que seja gostava que tocasse "Você Não Presta", da Mallu Magalhães, para dar um clima de festa e para que toda a gente estivesse a dançar.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

A música tem que estar presente e não poderia faltar, assim apresentamos agora o single de estreia de Lour, "Honey"

Sem comentários:

Enviar um comentário