segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Conversas d'Ouvido com Mr. Gallini

Entrevista com Mr. Gallini, projecto do baterista dos Stone Dead, o músico Bruno Monteiro. Enquanto os Stone Dead mergulham no punk rock e editaram no ano ano passado um dos melhores discos nacionais do ano, Mr.Gallini, convida-nos numa alucinante viagem espacial, que não se restringe a um determinado estilo musical. Uma sonoridade exploratória com um toque de surrealismo. Este ano prepara o lançamento de uma trilogia épica, o primeiro capítulo, "Lovely Demos" viu hoje a luz do dia com o carimbo da Lovers & Lollypops. A data merece ser assinalada com mais uma edição das "Conversas d'Ouvido"...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Mr. Gallini: Quando conheci o Jonas (guitarrista dos Stone Dead) e ele me mostrou a colecção rock tuga do pai dele, que tem na cave.

Como surgiu o nome Mr. Gallini?
É uma história longa. Todos os meus amigos sempre me chamaram Galinha. Coisas de família. Daí até ao Mr. Gallini foi um tirinho.

Em Mr. Gallini exploras uma sonoridade bem diferente dos Stone Dead, como surgiu a vontade de te aventurares a solo?
Sempre compus músicas, nem todas encaixavam totalmente no feeling de Stone Dead. Assim que juntei músicas suficientes para dar uns concertos comecei o Mr. Gallini.
Mr. Gallini - "Lovely Demos" - Vol.1
Editaste hoje “Lovely Demos”, para quem ainda não ouviu o que podemos esperar?
É disto que eu curto falar, ora bem.
Este disco é o primeiro volume de uma trilogia de discos que aí vem chamada “Mr. Gallini’s Amazing Trilogy”. Nesta trilogia eu exploro 3 universos completamente diferentes. Universos esses que se distinguem tanto nas ideologias que adotei, nas influências musicais, como em todo o processo de composição e produção. Este primeiro volume vai mostrar o meu lado mais íntimo. Foi totalmente gravado no meu quarto, aqui nos Pisões. É maioritariamente dominado por instrumentos acústicos e não tem grande eletrificação. Trato de temas que me são muito pessoais e que acho serem a base de todos os dilemas da minha vida: a morte, o tempo, o espaço, e a ilusão.
Nos restantes volumes posso adiantar que vão conhecer um mundo completamente electrónico, e acabar com uma explosão de punk e rock'n'roll.

Ouvimos dizer que planeias lançar três discos em 2018? Só para te dizer que os King Gizzard & The Lizard Wizard editaram cinco em 2017, estás a perder. (risos)
Eles são burros. Mais valia terem feito só 3 discos bons como eu.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Precisamente por não conseguir descrever é que vou lançar 3 discos diferentes.

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Sou colado em After Effects.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Gajas vs Cheiro a cavalo
Neps!, antes fosse.

Quais as tuas maiores influências musicais?
O punk desde os Censurados ao Johnny Thunders.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Curto sempre mais o vinil. Mas sou burro e quase sempre oiço pelo spotify.

Qual o disco da tua vida?
Não posso escolher só um. Mas repito bué o "Loaded" dos Velvet. Ou o "All Things Must Pass" do Harrison.

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Há pouco tempo re-descobri o "Veni Vidi Vicious" dos The Hives. Só malhões.

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Pipe-Eye. O último disco é mesmo o tipo de cenas que eu curto.

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Um cota todo bêbado partiu-se todo contra a minha bateria. Abriu a testa no meu prato. Aquilo ficou cheio de sangue. Não que me sentisse embaraçado, mas foi insólito.

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
O DeeDee já foi, mas sempre curti ter mandado um “Take it DeeDee!”

Para quem gostarias de abrir um concerto?
É-me igual.

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Giganga Bar, Pisões. Com Gallini ainda não foi desta.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Kikagaku Moyo no Maus Hábitos, marcou-me um bocado.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Roger Waters. Vai ser este ano.

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Sei lá.

Tens algum guilty pleasure musical?
Não tenho disso. Mas há quem me goze por curtir o Macaco do Cid. Não percebo.

Projectos para o futuro?
Novo disco de Stone Dead brevemente.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
P - Gallini, como é que fazes essa cena de seres tão boss?
R - Sim

Que música de outro artista, gostarias que tivesse sido composta por ti?
"Blooze" – Stone Dead (John Branco on the top)

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Eu já compus a banda sonora do meu funeral. Tem vídeo para o pessoal chorar e tudo.

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Terminamos ao som de "Lovely Demos", o primeiro capítulo da trilogia, que se encontra disponível para escuta através da plataforma Bandcamp e conta com carimbo da Lovers & Lollypops.

Sem comentários:

Enviar um comentário