sexta-feira, 16 de junho de 2017

Conversas d'Ouvido com Viviane


Entrevista com a cantora e compositora Viviane, um dos nomes incontornáveis da música portuguesa. Viviane é Entre Aspas, Viviane é Linha da Frente, Viviane é Camaleão Azul, Viviane é Rua da Saudade, mas acima de tudo Viviane é Viviane. Podíamos estar do outro lado do mundo, que reconheceríamos a sua voz e o seu timbre e nesse momento sentiríamos que estávamos em casa. Na última década iniciou e cimentou a sua carreira a solo, da qual constam quatro Lp's e uma compilação, "Confidências" editada em 2015, celebrando 10 anos a solo. Actualmente encontra-se novamente à conquista da Europa, com concertos na Letónia e Lituânia, antes de partir, participou nas "Conversas d'Ouvido". Uma edição especial que nos enche de orgulho, com um dos nomes que marca e marcou a nossa vida...

Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Viviane: Desde criança que me apaixonei pela música. Eu tinha um irmão 11 anos mais velho do que eu, que comprava muita música em vinil na altura, e na minha casa ouvia-se música de manhã à noite.

Recuando no tempo, os anos 90, passados numa banda como os Entre Aspas, foram assim tão loucos como nós achamos?
Para mim foi extraordinário. O facto de termos ficado em 3.º lugar no Concurso de música moderna da Câmara Municipal de Lisboa, de termos assinado contrato com uma multinacional como a BMG de ter gravado 5 álbuns e de ter percorrido o país a tocar as nossas músicas, foi um sonho tornado realidade. Foram 10 anos de muitas experiências novas, de partilhas com outros músicos, de muito trabalho também. Foi uma fase muito boa da música portuguesa e tenho muito orgulho em ter feito parte dela.

Alguma vez surgiu a ideia de uma reunião dos Entre Aspas?
Os Entre Aspas voltaram a reunir-se em 2013 para assinalar os 20 anos da edição do nosso 1.º CD "Entre S.F.F". Nessa altura a Sony lançou precisamente um CD/DVD comemorativo e fizemos alguns concertos durante esse ano. Depois disso cada um voltou aos seus lugares.

Entre Aspas, Linha da Frente, Camaleão Azul, Rua da Saudade, o que ainda te falta fazer?
A musica é um caminho sem fim onde tudo pode acontecer, tudo pode mudar e evoluir, está sempre em andamento. Todas as minhas experiências musicais foram diferentes umas das outras e por isso têm sido muito interessantes e enriquecedoras. Estou neste momento inteiramente dedicada à minha carreira a solo e ainda tenho um longo caminho a percorrer.

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Eu chamo-lhe "Fado Mediterrânico" porque as minhas influências andam à volta do Fado, do jazz Manouche, da "Chanson francesa" e do Tango. 

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Grande paixão só mesmo a música!

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
A maior vantagem é sermos os nossos próprios patrões e sermos nós a comandar os nossos próprios destinos. A desvantagem é que somos como os agricultores pois, semeamos mas nunca temos a certeza do que vamos recolher sendo que na agricultura existem subsídios para as más colheitas e na música não. Mas o facto de nunca termos certezas em relação ao dia de amanhã também torna as nossas vidas numa aventura e isso faz com que saibamos enfrentar melhor as adversidades.

Quais as tuas maiores influências musicais?
São as vozes, os intérpretes em qualquer estilo musical.
Vão desde Björk, Billie Holiday, Zaz, Lhasa de Sela, Édith Piaf

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
Tudo vai mudando e nós vamos-nos adaptando às mudanças. O streaming é de facto o meio que eu prefiro para ouvir música porque me dá uma oferta muito diversificada e está ao meu dispor em qualquer equipamento seja ele computador, telémóvel etc...em qualquer lugar a qualquer hora. 

O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
Não acho de todo que mate a música. Talvez a banalise porque a oferta é muito vasta mas ao mesmo tempo permite que as pessoas descubram artistas novos. No meu caso, ainda ontem fui surpreendida por um casal canadiano que estava de férias em Portugal e que foi ter comigo num concerto para me dizerem que eram meus fãs. Há uns anos atrás teria sido muito mais difícil terem tido acesso ao meu trabalho habitando outro país.

Qual o disco da tua vida?
Um disco do Serge Gainsbourg intitulado "De Gainsbourg à Gainsbarre".

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
O último disco da Sílvia Pérez Cruz chamado "Domus".

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
O tema River - Ibeyi 

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Foi a meio de um concerto quando fui mudar de vestido durante um instrumental, a alça partiu-se e eu estava sozinha no camarim sem ajuda. Os músicos tiveram que esticar o tema sem saber o que se passava comigo e eu tive que improvisar à pressa uma maneira do vestido não cair.

Apesar de já teres colaborado com grandes nomes da música, com que músico/banda gostarias ainda de efectuar um dueto/parceria?
Podia ser com a Gisela João, Luísa Sobral, Zaz, Sílvia Pérez Cruz entre outros...

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Qualquer um dos artistas que mencionei atrás

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Não tenho preferência por nenhum palco em particular mas gostava de atuar em Paris numa boa sala que não teria que ser necessariamente muito grande.

Qual o melhor concerto a que já assististe?
O que me vem logo à memória é o concerto dos Smashing Pumpkins na praça de touros de Cascais em 1996. Mais recentemente também adorei o concerto do Benjamin Clementine.

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
A artista francesa Zaz

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Um concerto da Édith Piaf ou Serge Gainsbourg ou Lhasa de Sela.

Qual o teu guilty pleasure musical?
O álbum "Thriller" do Michael Jackson

Projectos para o futuro?
Estou a preparar o meu 6.º Cd que será de originais e estou a investir na internacionalização da minha carreira. Regresso pela segunda vez à Lituânia passando agora também pela Letónia para fazer uma tournée de 10 dias. Espero vir a mostrar a minha música em muitos outros países.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Quando pensas parar de cantar? Resposta - Nunca

A inveja é uma coisa feia, mas que música de outro artista, gostarias de ter sido tu a compor?
"Zuvi Zeva Novi" dos Mler if Dada

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Isso será escolha dos meus amigos...

Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.


Relembramos que actualmente Viviane econntra-se em digressão pela Letónia e Lituânia:

16 Junho - Riga - Letónia
17.06 - Edole - Letónia
21.06 - Ikmergès - Lituânia
22.06 - Vilnius - Lituânia
23.06 - Kaunas - Lituânia
24.06 - Palanga - Lituânia

Ficamos agora ao som da belíssima música "Do Chiado Até ao Cais"

Sem comentários:

Enviar um comentário