sexta-feira, 9 de junho de 2017

Conversas d'Ouvido com Slimmy


Entrevista com o surpreendente Slimmy, nome artístico de Paulo Fernandes, que dispensa apresentações. Com mais de 15 anos de carreira, já viveu em Londres, fez parte da banda sonora da série CSI: Miami, já foi nomeado para os MTV Best Portuguese Act e já partilhou o palco com grandes nomes como os Franz Ferdinand. Em 2017, ano em que o seu disco de estreia comemora 10 anos, prepara-se para editar o seu quarto álbum, Half a Saint, Half a Bitch. 2017, marca ainda o ano de estreia nas "Conversas d'Ouvido"...


Ouvido Alternativo: Como surgiu a paixão pela música?
Slimmy: Desde muito cedo tive contacto com a música, os meus manos mais velhos mostraram-me os Guns N' Roses e os U2, a minha mãe tinha muitos vinyl, e comecei desde logo a ouvir e a sentir qualquer coisa.

Como surgiu o nome Slimmy?
Na altura estava a bater o Play do Moby e eu tinha acabado de meter na cabeça que queria um nome que me descrevesse e o teor artista solo que eu era, e esse nome surgiu, associado ao facto de ser exemplificativo da minha pessoa.

Estiveste alguns anos a viver em Londres, uma cidade que transpira música por todos os poros, como foi a tua experiência?
Foi uma enorme experiência a nível musical, mas principalmente a nível pessoal, quando fui ja tinha os meus gostos musicais bem definidos, mas parte da minha personalidade e intelecto desenvolveu-se nesta aventura, em que aprendi muito mais da vida do que da música.

Alguma vez sentiste que a tua música poderia ter um impacto ainda maior se tivesses nascido noutro país?
Não acredito nisso, somos o que somos e estamos destinados ao que estamos, acredito que o talento é global e não se limita a uma fronteira ou língua ou país. 

Como gostas de descrever o teu estilo musical?
Acho que faço um indie, electro pop rock mais arrojado do que é normal, preocupa-me mais a qualidade das canções do que o seu estilo ou género. Acho mesmo que a minha selecção musical eclética leva-me a sentir que faço um estilo de música fresco e sem data definida no tempo.

Este ano, irás editar “Half a Saint, Half a Bitch”, já podes levantar um pouco o véu sobre o que podemos esperar?
Acho que o primeiro single reflecte bem o que será o disco, irreverente…uns temas para rockar, outros para dançar, outros só para sentir... um bocado de tudo o que me sai naturalmente

Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
Não.

Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Vantagem é obviamente fazermos o que gostamos e tocarmos as pessoas de alguma forma, desvantagem a incerteza e as constantes alterações de vida a que a música e os seus envolventes estão sujeitos. 

Quais as tuas maiores influências musicais?
Guns n' Roses, Sneaker Pimps, Smashing Pumpkins, The Beatles, IAMX, Depeche Mode, Kasabian.

Como preferes ouvir música? Cd, vinil, k-7, streaming, leitor mp3?
CD

O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
Nem uma nem outra… é mais uma forma, entre outras de se ter acesso ao trabalhos dos artistas.

Qual o disco da tua vida?
Appetite For Destruction - Guns N' Roses

Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Kasabian- For Crying Out Loud

O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Wild Beasts

Qual a situação mais embaraçosa que já te aconteceu num concerto?
Ter cortado um dedo 10 minutos antes de entrar em palco em França, e sangrar durante as primeiras 3 ou 4 músicas e encher toda a gente de sangue, parecia um filme de terror

Com que músico/banda gostarias de efectuar um dueto/parceria?
Bono

Para quem gostarias de abrir um concerto?
Smashing Pumpkins

Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Coachella

Qual o melhor concerto a que já assististe?
Smashing Pumpkins. Cascais 1996

Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Kasabian

Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de ter estado presente?
Guns n Roses, Maio 1992 - Lisboa

Qual o teu guilty pleasure musical?
Escrever música sobre sexo.

Projectos para o futuro?
Reedição do meu primeiro disco Beatsound Loverboy e edição do meu 4.º disco, Half a Saint, Half a Bitch.

Que pergunta gostarias que te fizessem e nunca foi colocada? E qual a resposta.
Achas-te um gajo porreiro? Sim

Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Uma musica minha não editada, chamada "TRUE LOVE" que é só piano e voz.

Obrigado pela tempo despendido, boa sorte para o futuro.

Terminamos ao som de "Alive", primeiro single extraído do futuro disco Half a Saint, Half a Bitch.

Sem comentários:

Enviar um comentário