sexta-feira, 31 de março de 2017

Conversas d'Ouvido com Netvno


A banda paulista Netvno, reveste-se de influências que vão desde o pop, ao rock, passando pelo jazz e pela música popular brasileira. Os Netvno são: Diego Morais (guitarra), Fred Negrini (guitarra), Murilo Gonçalves (baterista), Bruno Castro (baixo) e Aglaia (voz). Preparam-se para editar o EP de estreia Primeira Estação, momento ideal para "viajarmos" até ao Brasil, para os conhecermos melhor, em mais uma edição das "Conversas d'Ouvido"...

Como surgiu a paixão pela música?
Aglaia: Minha casa foi sempre muito cheia de música. Minha mãe, quando não estava trabalhando, gostava de fazer tudo dançando enquanto escutava rádio. Eu comecei a gostar de cantar pequenininha, mais por influência dela, depois que meus pais arranjaram um karaoke lá pra casa. Como eu sempre fui muito tímida, minha cantoria ficava restrita ao chuveiro e ao karaoke das festas de família.
Como surgiu o nome Netvno?
Diego Morais: Da curiosidade que eu e Fred temos pela astrologia, surgiu o nome Netvno, planeta de forte presença no mapa natal de ambos, e de simbologia que muito flerta com a música e a espiritualidade. A opção pela grafia com V vem de uma memória afetiva de minha infância. Quando criança, eu colecionava moedas e eventualmente me mudei para Portugal. Me surpreendia ao ver que nas moedas portuguesas, a palavra ESCVDO era grafada com o V. Só mais tarde descobri que isto era motivado por qualquer herança latina. De todo modo, aquilo me divertia e isso acabou colorindo um pouco o nome da banda.
Como gostam de descrever o vosso estilo musical?
Diego Morais"Nova MPB" é o termo que hoje existe no mercado que penso que se encaixa melhor com a nossa música, ainda que seja um tanto quanto vago. Para além disso, cada um de nós contribui bastante com as influências pessoais.
Preparam-se para editar o vosso EP de estreia “Primeira Estação”, o que podemos esperar?
Diego Morais: Na verdade tudo começou com a oportunidade que tivemos de participar da estreia das Tabla Sessions, uma série de live sessions a serem promovidas pela Combo Music. Como ficamos bastante contentes com o resultado final, resolvemos fazer deste material o nosso EP de estreia da Netvno, e nomeá-lo "Primeira Estação".
Para além da música, tens mais alguma grande paixão?
AglaiaEu sou apaixonada por ciência, principalmente na área de biotecnologia. Tanto que estudo essa área na faculdade. Na verdade eu comecei a cantar com mais frequência depois que entrei na faculdade, quando tocar violão e cantar era minha maneira de relaxar entre os trabalhos e provas.
Qual a maior vantagem e desvantagem da vida de um músico?
Fred Negrini: A maior vantagem, na minha visão, é poder se expressar e transbordar através do ato musical, de poder mostrar as concretizações da sua criatividade em forma de uma linguagem que atinge o ser humano em seu âmago. A desvantagem provém da desvalorização que é dada à atividade de músico, além de todos os obstáculos que devemos cruzar para ter visiblidade e a possibilidade de vivermos de nossa produção artística.   
Quais as vossas maiores influências musicais?
Diego MoraisCada um de nós carrega uma bagagem musical bastante diferente, e isso influencia muito a música que criamos. Assim, é evidente que ela traga algumas cores do pop, do jazz, da MPB, do rock...
Como preferes ouvir música? CD, Vinil, K-7, Streaming, leitor mp3?
AglaiaEu escuto muito por Streaming, principalmente pelo spotify. A qualidade é muito boa e sem dúvida é a maneira mais rápida e acessível de escutar música nos dias de hoje.
O streaming está a “matar” ou a “salvar” a música?
Diego MoraisÉ sabido que toda tecnologia que vem a alterar bruscamente a maneira como se consome música é acompanhada deste fantasma. Aconteceu com os piano rolls, com o rádio, com a TV, etc., e naturalmente acontece hoje com o Streaming. Logo, acredito que ele não salva e nem mata a música; apenas transforma a maneira como a consumimos.
Qual o disco da vossa vida?
Fred NegriniDave Brubeck Quartet - "Time Out"
Diego MoraisHoje, eu diria que é o "Terra dos Pássaros", de Toninho Horta. Mas mudamos tanto ao longo da vida...
Qual o último disco que te deixou maravilhado?
Fred NegriniHiatus Kayote – Choose your Weapon Anoushka Shankar – Land of Gold
O que andas a ouvir de momento/Qual a tua mais recente descoberta musical?
Diego Morais"Ouro Negro", um disco com composições do Moacir Santos que o Bruno me apresentou.
Para quem gostariam de abrir um concerto?
Fred NegriniLiniker e os Caramelows, Hiatus Kaiyote.
Em que palco (nacional ou internacional) gostarias um dia de actuar?
Diego MoraisSem dúvida é uma vontade imensa minha realizar um concerto em Portugal, país em que vive a minha família. Tenho um carinho imenso por este lugar, e sempre tenho vontade de voltar.
Que artista ou banda gostavas de ver ao vivo e ainda não tiveste oportunidade?
Diego MoraisSnarky Puppy, Gilberto Gil, Hiatus Kaiyote...
Qual o concerto da história (pode ser longínqua, mesmo antes de teres nascido) em que gostarias de tere estado presente?
Fred NegriniO festival de Woodstock.
Qual o teu guilty pleasure musical?
AglaiaMatheus e Kauan.
Projectos para o futuro?
Diego MoraisGravação de um álbum completo? Digressão brasileira e então europeia? Seria excelente, mas do futuro nada sei.
Que música gostarias que tocasse no teu funeral?
Fred Negrini: "Stairway to heaven".
Obrigado pelo tempo despendido, boa sorte para o futuro.
Terminamos com habitualmente ao som dos nossos convidados, neste caso apresentamos o single "Janeiro".

Sem comentários:

Enviar um comentário